
Ronco em cães: causas, diagnóstico e tratamento
Vários fatores podem ocasionar o ronco em cães. Algumas raças são mais propensas a ter este problema do que outras, principalmente àquelas em que o cão possui o focinho achatado (ou braquicefálico – maxilar inferior normal, ou seja, proporcional ao seu tamanho corporal, e o maxilar superior mais recuado).
Dentre estas raças, a dificuldade em respirar é bastante comum em Pugs, Boston Terriers, Boxers, Bulldogues, Chow Chows, Mastifes Ingleses, Lhasa Apsos e Shih-Tzus. Por possuírem o focinho achatado, roncam por conta da anatomia da cavidade nasal, palato e laringe. A forma de seu focinho e narinas dificulta a entrada de ar pelo nariz e seu caminho até a traqueia. O ar se “bate” dentro dos orifícios nasais, fazendo ruídos similares a roncos, o que obriga, muitas vezes, o animal a respirar pela boca.
Ronco quando o cão não tem focinho achatado
Os cães adoram cheirar tudo a sua volta e reconhecem novos mundos através de seu olfato. Entretanto, enquanto investigam o mundo que os rodeiam, milhões de pequenas partículas ou pequenos objetos podem ser aspirados, levando a obstrução de seu focinho, ocasionando dificuldade na respiração.
Se o seu cachorro nunca roncou e agora o faz, existe um problema por trás disso que deve ser investigado e solucionado, pois isso não é normal. A primeira coisa a fazer é consultar um veterinário, que fará o diagnóstico correto, disponibilizando o melhor tratamento para o seu cão.
Doenças que podem causar ronco em cães
Assim como os humanos, os cães também estão propensos a desenvolverem infecções, o que pode causar o ronco. O excesso de mucosidade no peito ou infecções de garganta, por exemplo, podem causar um bloqueio e estreitamento do canal que possibilita que o ar chegue até os pulmões.
Todo cuidado é pouco, pois o ronco ainda pode ser sintoma de uma doença mais grave. Também é bastante comum que alguns cachorros apresentem tumores no nariz, que acabam por dificultar a entrada de ar.
Por isso, qualquer coisa estranha que antes não acontecia pode ser sinal de que algo não está funcionando como deveria e o melhor é agir com rapidez e buscar ajuda profissional.
Dicas para evitar ronco em cães
Algumas das causas dos roncos não têm solução, como no caso de cães com focinho achatado. Para outras, pequenos cuidados podem ajudar a diminuir ou evitar o problema:
Cães com excesso de peso: assim como o excesso de peso pode causar ronco nas pessoas, o mesmo pode acontecer a alguns cães. Se o seu cão nunca roncou, mas ganhou peso, grandes são as chances dele roncar por estar acima do peso. Um dos problemas disso é a traqueia fechar ou colapsar enquanto ele estiver dormindo;
Medicamentos: caso o seu cão esteja fazendo o uso de medicamentos como relaxante muscular, comprimido para dor ou tranquilizantes, seu corpo pode ficar tão relaxado que o resultado disso pode ser o ronco;
Problemas dentários: infecções dentárias e o crescimento de massa na cavidade oral podem causar ronco e outros problemas de saúde em cães;
Manter a casa limpa: os cães também podem sofrer com alergias, rinites, sensibilidade a cheiros e substâncias (pólen, poeira, perfume e até outros animais). Se a sua casa possui tapetes ou carpetes, aspire-os regularmente. Uma possível causa dos roncos, a aspergilose pode aparecer por causa de mofo presente em ambientes ou comidas. O fungo também pode causar espirros e escorrimentos nasais. Manter a casa limpa ajuda seu cão a respirar melhor;
Fumaça: se você for fumante, fumar perto do seu cachorro pode ser muito prejudicial ao seu sistema respiratório, comprometendo o seu perfeito funcionamento, levando a asma, bronquite e ronco;
Compre uma almofada: utilizar uma pequena almofada que mantenha a cabeça de seu cão um pouco elevada pode ajudar a evitar o ronco;
Várias podem ser as causas que podem levar um cão a roncar, algumas mais graves e outras mais simples de serem resolvidas. Seja qual for o motivo, é necessário ficar atento a qualquer alteração na respiração de seu cão. Por menores que sejam essas mudanças, leve-o sempre a um veterinário.
Tratamento cirúrgico para ronco em cães
Nem todos os cães de focinho achatado têm problemas com ronco (síndrome de respiração braquicefálica), mas para aqueles que têm, o tratamento mais indicado é o cirúrgico, como a rinoplastia, que abre as narinas fechadas dos animais (estenose de narina), melhorando a respiração e consequentemente sua qualidade de vida.
É um procedimento simples, pouco invasivo, onde é retirada uma porção do tecido da narina. A anestesia é inalatória e o ato cirúrgico demora cerca de vinte a trinta minutos. Os cuidados pós-operatórios são fundamentais para a recuperação perfeita do animal, como usar o colar elisabetano por cinco a sete dias e manter repouso por uma semana. A retirada dos pontos ocorre em duas semanas e a melhora clínica é evidente.
Hospital veterinário especializado
A Veterinária Núcleo é um hospital veterinário especializado no diagnóstico e tratamento do ronco em cães e outras doenças. Tem como objetivo oferecer um atendimento de excelência no Rio de Janeiro contribuindo para o crescimento da medicina veterinária através de um diagnóstico correto, preciso e terapia de alta qualidade, proporcionando bem-estar, saúde e segurança aos pacientes e suas famílias.
Referência em medicina e terapia intensiva veterinária
Sendo referência em cirurgia avançada e terapia intensiva veterinária, a Veterinária Núcleo funciona como um centro de apoio ao médico veterinário, oferecendo todo o suporte e parceria necessários para que os pacientes recebam assistência médica especializada. O atendimento é realizado 24 horas todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (021) 3795-3795, e, em caso de emergência, pelo Whatsapp: (021) 96422-2497. Conte sempre conosco!