Doctor's Search

Cirurgias hepáticas e Vias Biliares

ducto biliar dilatado

Doenças hepáticas em cães e gatos: quando há a necessidade de cirurgia?

As doenças hepáticas estão entre as mais comuns entre cães e gatos e o fígado é um dos órgãos que mais podem ficar comprometidos. As causas podem ser decorrentes de uma alimentação deficiente, seja pelo uso de ração de má qualidade, seja pelo consumo de comida humana, algum trauma (pancada ou atropelamento), infecções bacterianas e virais, intoxicação por remédios e até envenenamento. Dependendo da gravidade do caso, o problema só é resolvido através de uma intervenção cirúrgica.

Qual a função do fígado?

Responsável por funções vitais do organismo, como a sintetização de proteínas e a eliminação de drogas e toxinas, o fígado forma e excreta a bile, que atua diretamente na digestão de gorduras. Portanto, o seu perfeito funcionamento é essencial para o sistema imunológico do animal, devendo este órgão receber acompanhamento e cuidados constantes.

shunt

Sintomas

O animal pode apresentar alguns sintomas quando algo não vai bem: arritmia, dor abdominal, sede em excesso, cansaço, desânimo, diarreia, vômitos, falta de apetite, perda de peso, desidratação, fraqueza, urina alaranjada, fezes acinzentadas, icterícia (presença de cor amarelada nos olhos, pele e mucosas) e até problemas de cognição. As doenças no fígado são silenciosas e geralmente não apresentam sintomas quando já estão em estágio mais avançado e a função hepática já está comprometida. Por isso consultar um veterinário com regularidade é tão importante para a prevenção e diagnóstico precoce destas doenças.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado no histórico de saúde do animal, sinais clínicos, exames laboratoriais, radiografia simples, ultrassonografia e ecografia.

tumor epatico

Doenças hepáticas mais comuns

  • Hepatites tóxicas e medicamentosas: causadas por remédios, intoxicações alimentares ou envenenamento. Em muitos casos é grave e pode levar a óbito dependendo da dose do elemento tóxico.
  • Má distribuição de sangue ao fígado com origem em doença cardíaca e ou vasculares.
  • Hepatites infecciosas: a mais comum é a viral, facilmente prevenida com a vacinação periódica. Pode aparecer em cães de qualquer idade, sendo que os filhotes são os mais propensos a contaminação. A leptospirose causa uma das infecções hepáticas mais graves, ocorrendo principalmente em cães e pode ser transmitida para o ser humano.
  • Esteatose hepática: quando há o acúmulo de gordura no fígado, bastante comum em gatos que passam por período longo de jejum.

Casos cirúrgicos

  • Tumores de fígado: ocorre frequentemente em raças que já possuem predisposição como: Poodle, Pastor Alemão, Labrador, Rottweiler ou em animais idosos. Dependendo do local e tipo do tumor, o tratamento é cirúrgico.
  • Obstrução biliar: quando provoca retenção ou refluxo biliar, sendo causada por lama ou pedras na vesícula biliar. Na maioria das vezes vem acompanhada de pancreatite (inflamação no pâncreas) o que acaba agravando o caso. Pode ser tratada com medicamentos e intervenção cirúrgica para a desobstrução e retirada do cálculo biliar. A retirada da vesícula biliar (Colecistectomia) é necessária quando acometida por patologias que levam a obstrução, infecção e inflamação recorrente (colecistite), que afeta cães e gatos.

Tratamento de doenças hepáticas em cães e gatos, consulte sempre um médico veterinário para que ele possa fazer um diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento.

Como prevenir doenças hepáticas em cães e gatos

É fundamental que o animal tenha uma alimentação balanceada, vacinação correta, bem como o acompanhamento veterinário e realização de exames periódicos. Dessa forma o médico pode detectar precocemente alterações na função hepática, antes do agravamento do quadro e aparecimentos de sintomas. Os cuidados precisam ser redobrados caso o animal seja idoso.

calculo biliares

Hospital Veterinário Especializado

A Veterinária Núcleo é um hospital veterinário especializado no diagnóstico e tratamento de várias doenças. Seu objetivo é oferecer um atendimento de excelência no Rio de Janeiro contribuindo para o crescimento da medicina veterinária através de um diagnóstico correto, preciso e terapia de alta qualidade, proporcionando bem-estar, saúde e segurança aos pacientes e suas famílias.

Referência em medicina e terapia intensiva veterinária

Sendo referência em cirurgia avançada e terapia intensiva veterinária, a Veterinária Núcleo funciona como um centro de apoio ao médico veterinário, oferecendo todo o suporte e parceria necessários para que os pacientes recebam assistência médica especializada. O atendimento é realizado 24 horas todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados.

Para mais informações, entre em contato pelo Telefone (021) 3795-3795, e, em caso de emergência, pelo Whatsapp: (021) 96422-2497. Conte sempre conosco 24 horas por dia todos os dias do ano inclusive feriados!