Atendimento 24h:

Ortopedia

Paralisia de laringe em cães

Mielografia Demonstrando Hérnia de Disco Cervical Entre C4 e C5:

A paralisia de laringe em cães é uma doença que causa perda parcial ou total da função dos nervos e músculos que controlam os movimentos da laringe quando o animal respira.
O resultado é a obstrução das vias aéreas superiores, podendo ocorrer em vários graus, causando uma dificuldade respiratória importante, já que a laringe do animal não abre corretamente na inspiração e nem fecha completamente na deglutição, permanecendo constantemente semi-aberta. Isso leva ao comprometimento da ventilação, sendo pior durante o exercício físico, termorregulação ineficiente, bem como a falha na proteção das vias aéreas durante a deglutição.

Causas

Pode ser congênito-hereditária, adquirida (deficiência hormonal), secundária a trauma (neoplasia, polineuropatia ou endocrinopatia) ou a alguma doença nos nervos (neuropatia), doenças neuromusculares, doenças musculares, tumores cervicais, tumores do mediastino e desconhecida (idiopática), sendo esta a forma mais comum.
Em cães, a paralisia de laringe é mais comum nas raças de grande porte, como o Golden Retriever, Labrador, Husky Siberiano e São Bernardo e em machos de meia idade a idosos.

Sintomas

Os sinais mais evidentes de paralisia da laringe nos cães compreendem a disfonia (alteração no latido do cachorro, podendo até ficar afônico), engasgar ou tossir, principalmente depois de beber ou comer, dificuldade na respiração e na prática de exercícios, inspiração ruidosa, e, em casos graves, cianose (coloração azulada das mucosas devido à falta de oxigênio) ou síncope (desmaio). Também podem ocorrer problemas secundários como a broncoaspiração ou edema nos pulmões, embora, na maioria dos casos, o problema continue a ser nas vias respiratórias superiores.
Os cães afetados pela paralisia de laringe são mais vulneráveis a insolação e a exaustão pelo calor devido à respiração ofegante e sua limitada capacidade para refrigerar-se e manter a temperatura interna ideal para o seu corpo.
Nos locais com clima quente e úmido os sintomas geralmente são piores durante o exercício, em momentos de stress e em cães obesos. Sintomas tardios geralmente são inconfundíveis e tão severos que requerem tratamento de emergência.

Diagnóstico

O diagnóstico da paralisia de laringe em cães geralmente é realizado através do exame direto da laringe do animal, laringoscopia sob leve sedação. Exames de imagem como radiografias, tomografia ou ecocardiografia também são necessários para examinar doenças preexistentes no coração, pulmão ou mediastino e outras causas possíveis de sintomas respiratórios.
Alguns médicos também podem examinar a tireóide, uma vez que problemas de laringe podem ser decorrentes de complicações decorrentes do hipotiroidismo.

Hospital Veterinário Especializado

A Veterinária Núcleo é um hospital veterinário especializado no diagnóstico e tratamento da paralisia de laringe em cães e outras doenças. Tem como objetivo oferecer um atendimento de excelência no Rio de Janeiro contribuindo para o crescimento da medicina veterinária através de um diagnóstico correto, preciso e terapia de alta qualidade, proporcionando bem-estar, saúde e segurança aos pacientes e suas famílias.

Referência em Medicina Veterinária

A Veterinária Núcleo é referência em cirurgia avançada e terapia intensiva veterinária, funcionando como um centro de apoio ao médico veterinário, oferecendo todo o suporte e parceria necessários para que os pacientes recebam assistência médica especializada. Paixão, respeito, dedicação e tecnologia a serviço da medicina veterinária.
O atendimento é realizado 24 horas todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (021) 3795-3795, e, em caso de emergência, pelo Whatsapp: (021) 96422-2497. Conte sempre conosco!

Antes da Cirurgia:
Depois da Cirurgia:
Recuperado Totalmente:
Imagem de tomografia Computadorizada, Demonstrando Severa Compressão medular por Hérnia de Disco:
Imagem de Tomografia Computadorizada, Demonstrando Hérnia de Disco Cervical:
Marque uma consulta: